Tão interessante quanto encontrar e observar uma nova flor ou planta é depois descobrir o seu nome e as informações sobre ela. Já havia visto muitas vezes flores artesanais como as da foto abaixo.
Quando encontrei esta planta, em uma minuscula área de cerrado no meio da área urbana, não imaginava que estava diante da fonte da matéria prima para a fabricação dessas flores. Ela se chama moeda ou folha-moeda (Chamaecrista orbiculata), por razões óbvias. A folha, redonda, como uma grande moeda, chama a atenção.
No Correio Braziliense encontrei uma interessante matéria sobre o artesanato com plantas e flores secas do cerrado, onde se faz uma especial menção à folha-moeda. Transcrevo parte da matéria:
"Há uma espécie que quase já não se vê nas proximidades da área urbana do DF. É a folha-moeda (Chamaecrista orbiculata, nativa de cerrado com formações rochosas). Depois de passar por fervura em soda cáustica e clareamento com cloro, ela perde a clorofila e, ao secar, se transforma num esqueleto de folha. Banhada em ouro, vira joia. Mas os artesãos da Catedral e da Torre fazem das folhas esqueletizadas flores coloridas. São as mais procuradas. [...]
As folhas-moeda são as [flores artesanais] que dão mais trabalho. No dia seguinte à colheita, dona Maria tira-as dos galhos e junta-as num tonel cheio de água ao qual foi adicionada pequena porção de soda cáustica. A mistura vai ao fogo por mais de duas horas, período em que a planta começa a perder a clorofila. Em seguida, as folhas são fartamente enxaguadas e voltam para o tonel, desta vez temperado com cloro. É ele quem vai alvejar a folha. Por último, vão para a secagem. Daí então podem ser tingidas e estão prontas para serem transformadas em rosas, brincos, porta-guardanapos, arranjos de mesa, bordados. Com elas já se faz até colcha de cama." (http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2009/08/16/cidades,i=135332/ARTESAOS+DAO+VIDA+AS+FLORES+SECAS+DO+CERRADO.shtml
A matéria diz que a folha-moeda ocorre em cerrado com formações rochosas. De fato, a área onde eu a encontrei é uma formação rochosa, com rochas aparentes. Com certeza, foi por isso que ela não foi destruída pelas máquinas que "limparam" a região para formação dos condomínios que existem ali.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito bom seu post. Estava procurando informações sobre essa planta. ajudou muito. Obrigado.
ResponderExcluir